Posse do Prefeito, vice e vereadores que compõe o poder legislativo

A tarde desta sexta-feira (1) foi marcada pela posse do Prefeito reeleito da cidade de Nazaré da Mata, Inácio Manoel do Nascimento (Nino). Escolhido para comandar o poder executivo do município durante o período de 2021 a 2024, Nino tomou posse junto com seu vice, José Pereira da Silva Filho (Pereira do Sindicato), que irá auxiliar o prefeito na gestão da cidade.

Cabe ao prefeito, a elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, comércio e entre outros fatores que irão melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, o poder executivo é aquele que executa e põe em prática um conjunto de intenções da gestão, sendo elas: obras, projetos, programas ou políticas públicas. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

A tarde também foi marcada pela posse dos 13 vereadores eleitos pela população nas eleições passadas, sendo eles: Aninha Araújo (PTB); Telma Alexandre (PTB); Cilo Rodas (PSL); Neco do Conselho (PSDB); Nino Filho (PSDB); Delegado Thiago (PSDB); Edson (PSDB); Paulinho Eletricista (PSD); Sibia da Cultura (PSB); Fabindo de Cesário (PSB); Adjair Pereira (PSB); Nado Burro Vei (AVANTE) e Lea Enfermeira (AVANTE).

Ocorreu também a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, tendo como presidente o vereador Nino Filho, Primeiro Secretario Adjair Pereira e o Segundo Secretario Neco do Conselho.

Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.